EMPÓRIO QUEBRA-NOZES

sua loja local de alimentos saudáveis

Existem diferentes grades no Matcha, mas como você sabe que comprou um Matcha de boa qualidade? Neste artigo, contaremos mais sobre isso e compararemos as grades A, B e C do Matcha.

O que é cardamomo e para que serve?

Nome científico: Elettaria cardamomum

Nativa das florestas úmidas do sul da Índia, essa espécie é uma herbácea perene que cresce cerca de 3m de altura em forma de touceira, como os bambus. Embora como tempero seja bastante difundido, a planta em si é extremamente rara e pouquíssima conhecida no Brasil. 

As flores são brancas com lilás ou violeta pálido e originam os frutos, que são pequenas bagas verde-amarelo contendo várias sementes pretas/marrons, as quais quando secas são especiaria aromática e picante muito apreciada na culinária indiana, sendo essencial para curries e um dos principais ingredientes para o sabor de masala chai. Nos países árabes o cardamomo é usado no café para dar sabor especial, bem como se faz com o kakakule, chá preto da Turquia.

De poderosas qualidades medicinais, o cardamomo-verde é usado para tratar infecções nas gengivas e nos dentes, na prevenção de doenças da garganta, para tratar congestão pulmonar e tuberculose, além de ser bom para reduzir inflamação das pálpebras e problemas digestivos. É também referido como antídoto para veneno de algumas cobras e escorpiões.

O cardamomo tem antiga tradição, tendo sido usado pela primeira vez aproximadamente no ano 700 d.C. na Índia meridional, e importado para a Europa pela primeira vez no ano de 1200 aproximadamente. Hoje é uma das especiarias mais caras do mundo, podendo cada 100g valer quase R$200 no Brasil.

 

Qual é o sabor do cardamomo?

Com origem na Índia, o cardamomo tem sabor e aroma parecidos com o gengibre - na verdade, ele é da família do gengibre.

O cardamomo é uma vagem que contém sementes adocicadas e são essas sementes que são utilizadas na cozinha, sendo que também é possível encontrar o cardamomo em pó.

 

Como usar o cardamomo na comida?

Por ter sabor pronunciado, indico que comece a utilizá-lo em doces, como pudins e geleias, ou em lassis.

Só depois de acostumar ao seu sabor, arrisque usá-lo em pratos salgados.

A melhor maneira de trabalhar com cardamomo é abrir as vagens na hora de usar, retirar os grãos e moer/amassar.

Não se come casca.

Essa especiaria de origem chinesa é tão bonita que além de adicionar seu sabor e aroma pronunciado, adocicado e refrescante a vários pratos (e geleias!), também tem função decorativa, especialmente na confeitaria.

A primeira vez que ouvi falar de zimbro foi há muitos anos, quando aprendi a fazer uma iguaria francesa chamada rillette, um tipo de patê de carnes saboroso e em cuja receita sua presença é bem marcante.

Hoje, embora o armazenamento de grandes reservas de comida seja uma coisa meio fora de moda, algumas pessoas ainda persiste em manter tais estoques em casa.

Embora possa parecer confuso e intimidador, lojas a granel são realmente um ótimo lugar para economizar dinheiro e comprar alimentos saudáveis. De nozes e sementes a farinhas e grãos, você tem muita variedade para escolher, se deseja variar sua dieta ou comprar seus alimentos favoritos em grandes e pequenas quantidades. Quando feito corretamente, fazer compras em uma loja a granel é ótimo tanto para sua saúde quanto para sua carteira.

As oleaginosas são boas opções de café da manhã e lanches.

Misture as nozes e as castanhas ao cereal matinal, ao iogurte ou as salpique sobre a salada de frutas.

Oleaginosas são frutas, vegetais e sementes com alto teor de lipídios e que trazem benefícios à saúde; mas existe um jeito certo de consumir e armazená-las

Se você estiver guardando nozes e castanhas em sua despensa é hora de pensar duas vezes sobre essa escolha.

Contato

Diga Olá!

: Rua 13/14 Norte, Lote 1 Shopping Vitrinni, Loja 39 - Águas Claras Brasília, DF CEP 71909-720
: (61) 3263-7288
: (61) 98195-3040
Ir para o formulário de contato
Captcha
  Não foi possível enviar seu e-mail!   Seu e-mail foi enviado.